A TASCAM SERIES 8p Dyna - Review por Recording Magazine />

TBY ALEX HAWLEY
O TASCAM SERIES 8p Dyna é um abrangente pré-amplificador de microfone de oito canais que possui oito saídas analógicas via TRS ou DB-25, saídas ópticas duplas S / MUX, phantom power, word E / S de clock e compactação analógica simples em todos os canais. Sua conectividade o torna um candidato ideal para estúdios em crescimento que precisam integrar mais pré-amplificadores; ele expande a TASCAM SERIES 102i, 208i e outras interfaces compatíveis com S / MUX.

Visão geral

A TASCAM SERIES 8p Dyna é um design de montagem em rack de 1U com uma estética de metal prateado de aparência limpa. No painel frontal, há duas filas de oito botões que controlam o ganho e a compressão do pré-amplificador para cada canal. As configurações de ganho são marcadas com uma ranhura rasa de prata - um pouco difícil de ver contra os botões de prata. Os dois primeiros canais estão prontos para DI, com tomadas combinadas no painel frontal e chaves seletoras que selecionam a entrada do instrumento, opções de microfone / linha e alimentação fantasma. Os canais 3 a 8 são acessados ​​no painel traseiro e todos podem ser alimentados por phantom através de switches do painel frontal. Arredondando a frente, encontra-se um painel de medição de LED - ele é organizado de maneira limpa e exibe muitas informações úteis: medidores de nível de quatro segmentos (-42, -18, -6 e 0 dBFS), indicadores de compactação (pouco iluminado durante o engajamento) ; flashes claros ao exceder os valores limite), indicadores de sobrecarga que acendem 3dB antes do pico e informações da taxa de amostragem. A E / S do Word Clock pode ser externa ou configurada na interface, mantendo pressionado o botão do relógio de amostra para selecionar formatos de até 24/192.

As duas portas ADAT podem realizar todas as oito saídas em 44,1 ou 48 kHz, quatro saídas em cada porta em 88,2 ou 96 kHz (S / MUX2) ou quatro saídas nas duas portas em 176,4 ou 192 kHz (S / MUX4). A fonte de alimentação é uma conexão de barril com uma verruga de parede. Isso foi um pouco chato para mim e tenho certeza de que não estou sozinha; essas verrugas irritantes da parede roubam tomadas de reposição adjacentes de filtros de linha e condicionadores de energia com espaçamento de saída de largura padrão (como o meu Furman).

Pré-amplificadores

Os pré-amplificadores do SERIES 8p Dyna são HDIA (High Definition Instrumen- tation Architecture), que a TASCAM considera seu melhor design até agora. Eles têm um som transparente com ruído ultra baixo. As especificações confirmam tudo: o EIN está listado em -127dBu, 0,0007% THD, com uma faixa dinâmica de 116dB e interferência de 119dB. A faixa de ganho é de 52dB para os pré-amplificadores de microfone, entradas de instrumento e entradas de linha.
Em termos de som, achei que os pré-amplificadores tinham um caráter sutilmente luminoso e arejado, com um midrange superior ligeiramente para a frente que soa cheio de clareza e detalhes. Depois de gravar vários instrumentos através deles, descobri que os microfones de fita são um excelente emparelhamento, especialmente em violões, vocais e piano de cauda. Os detalhes das faixas médias superiores também pareciam em casa para as palavras faladas e brilhavam nas sessões de narração. Ele fornece esse som comercial e polido sem muito esforço. Um problema que encontrei: a falta de um bloco integrado torna um pouco complicado para a gravação de instrumentos de alto SPL, especialmente com microfones condensadores de alta saída. Mesmo com o ganho discado até o fim, foi diminuindo nos meus testes com um amplificador valvulado 4x12.

Compressão

Os compressores trabalham em uma proporção fixa de 3: 1 que se assemelha à compressão macia do joelho, com rápido ataque e liberação (a balística do compressor não é descrita no guia do usuário); o ganho de maquiagem automática está vinculado à configuração de limite. Os botões únicos dos compressores ajustam o limiar (faixa de 30dB), resultando em mais compressão ao girar no sentido horário; as voltas completas no sentido horário, ativam o desvio real.
Essa compactação é útil para suavizar picos, mas é claro que a capacidade de modelagem é limitada. Encontrei o design de um botão para fornecer uma variedade utilizável generosa, facilitando a configuração e o esquecimento. O processo não transmite nenhum som abertamente colorido ao som - ele funciona bem em domar entradas indisciplinadas e ajudar a evitar sobrecargas. Não parece adicionar nenhuma saída adicional, mas faz um ótimo trabalho em manter o nível de saída consistente.
Pensamentos finais

A TASCAM SERIES 8p Dyna fornece um excelente valor para aqueles que precisam expandir um sistema existente. Os pré-amplificadores são um excelente valor, fornecendo sinal-ruído e clareza acima da média. Eles soam limpos, transparentes e, de fato, apresentam um ruído muito baixo. Embora a falta de um bloco seja uma desvantagem, o processamento dinâmico em todos os canais ajuda a substituir todas as fontes de entrada que precisam de um pouco de domesticação. O único outro nitpick que eu tenho, e isso é realmente um nitpick, é que tenho dificuldade em identificar onde os botões são ajustados apenas com um sutil sulco de prata. Um pouco de cor preta na ranhura tornaria muito menos estrabismo ao tentar estabelecer níveis - e, embora eu não a tenha testado em um aplicativo de som ao vivo, posso apenas imaginar que esse seria o caso de qualquer pessoa que use o SERIES 8p Dyna na FOH também.

Embora haja alguns concorrentes no campo de unidades de pré-amplificador equipadas com ADAT de oito canais, a TASCAM tem uma oferta impressionante com a SERIES
8p Dyna. Se você está no mercado de pré-amplificadores adicionais e possui uma interface TASCAM SERIES 102i ou SERIES 208i ou qualquer outra variedade de interface compatível com S / MUX, não hesitaria em adicioná-lo ao seu rack. Os pré-amplificadores são ótimos, a compactação serve a um propósito muito funcional e tem um preço muito bom. O que não há para gostar aqui?

https://www.tascambrasil.com.br/pre-amplificadores/series-8p-dyna

Facebook Page

1,772 pessoas curtiram TASCAM Brasil.